top of page

O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

​​O Modelo de governação tem quatro níveis de coordenação:​

01

Nível estratégico de coordenação política assegurado pela Comissão Interministerial do PRR, presidida pelo Primeiro-Ministro e composta pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Presidência, da Economia e da Transição Digital, dos Negócios Estrangeiros,  das Finanças, do Planeamento e do Ambiente e da Ação Climática;

02

Nível de acompanhamento assegurado pela Comissão Nacional de Acompanhamento, presidida por uma personalidade independente e personalidades de reconhecido mérito, e que integra um alargado conjunto de entidades do setor empresarial, da ciência e conhecimento, da área social e cooperativa e dos territórios;

03

Nível de coordenação técnica e de monitorização assegurado pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, em articulação com a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I. P.  e o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças (GPEARI);

04

Nível de auditoria e controlo assegurado por uma Comissão de Auditoria e Controlo (CAC), presidida pela Inspeção-Geral de Finanças (IGF) e que integra um representante da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I. P. e uma personalidade com carreira de reconhecido mérito na área da auditoria e controlo, cooptada pelos restantes membros.

INCENTIVOS PRR

Cheque-Formação + Digital

O Cheque Formação + Digital é uma Medida do Programa Emprego + Digital 2025.

Os trabalhadores podem receber até 750 euros por ano, sendo o pagamento efetuado uma única vez, após a conclusão da ação de formação profissional. 

Roteiros de Descarbonização

Projetos na área da capacitação das empresas e elaboração de instrumentos de informação: 

  • Elaboração ou atualização relevante de Roteiros setoriais para a neutralidade 

  • Capacitação dos recursos humanos 

Programa Vale Eficiência

(2ª FASE)

Enquadra-se num conjunto de medidas que visam combater a pobreza energética e reforçar a renovação do edificado nacional, possibilitando a extensão da vida útil dos edifícios, a melhoria da qualidade do ar interior, o aumento do conforto térmico, das condições de habitabilidade, saúde e bem-estar das famílias.

Bairros Digitais

Os projetos podem incidir sobre o espaço físico e urbano, mas também recorrer a modelos de intervenção baseados em tecnologia digital, o que se afigura importante para a promoção da competitividade e resiliência destes setores e dos territórios onde se inserem.

Emprego + Digital 2025

O programa “Emprego + Digital 2025” constitui-se, assim, como um programa de formação profissional para as tecnologias digitais que visa responder aos desafios e oportunidades da economia. 

Taxa de Financiamento - 100% sobre as despesas consideradas elegíveis

Descarbonização da Indústria

Os projetos enquadram -se nas seguintes tipologias: 

  • Processos e tecnologias de baixo carbono na indústria

  • Adoção de medidas de eficiência energética na indústria

  • Incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.

bottom of page